Ponte Preta: definidos os adversários da Macaca na Série A2 de 2027
O que você precisa saber:
- O quadro de participantes da Série A2 do Campeonato Paulista de 2027 está 100% fechado.
- A Ponte Preta, rebaixada no Paulistão deste ano, já conhece todos os adversários que enfrentará na árdua luta pelo retorno à elite.
- Além da Macaca, o Velo Clube também amargou a queda e disputará a divisão de acesso na próxima temporada.
- Portuguesa Santista e Marília são as novidades que chegam embaladas pelo acesso na Série A3.
- Uma curiosidade histórica marca a edição: o Votuporanguense é o único dos 16 clubes participantes que nunca disputou a primeira divisão estadual.
O mapa do acesso
O torcedor pontepretano já pode começar a mapear os caminhos, as viagens e os desafios da próxima temporada. Com o encerramento das fases decisivas das divisões de acesso e da elite do Paulistão, as 16 equipes que vão disputar a Série A2 em 2027 estão confirmadas.
A lista de concorrentes foi finalizada com a definição dos times que bateram na trave neste ano. Ituano e Votuporanguense pararam nas semifinais da atual edição da A2, sendo eliminados por Juventus-SP e Ferroviária e permanecerão na divisão.
No tradicional sobe e desce do futebol estadual, a Macaca terá a companhia do Velo Clube, equipe que também não resistiu à força da Série A1 e acabou rebaixada. Na via oposta, subindo de degrau, Portuguesa Santista e Marília chegam com moral à competição após conquistarem o acesso na Série A3.
A edição de 2027 da A2 promete um nível altíssimo de competitividade, reunindo camisas extremamente pesadas do interior e do litoral. A tradição é tão forte que, das 16 agremiações confirmadas, 15 já tiveram o gosto de disputar a primeira divisão paulista em algum momento de suas histórias. A única exceção é a equipe de Votuporanga, que segue em busca do seu espaço inédito na elite.
Confira os 16 clubes que vão disputar a Série A2 em 2027:
- Água Santa
- Inter de Limeira
- Ituano
- Linense
- Marília
- Monte Azul
- Osasco Sporting
- Ponte Preta
- Portuguesa Santista
- Santo André
- São José
- Sertãozinho
- Taubaté
- Velo Clube
- Votuporanguense
- XV de Piracicaba
A Ponte volta ao torneio após o título conquistado em 2023, quando bateu o Novorizontino na decisão.
Portal CB no YouTube! Acompanhe vídeos do time do seu coração com informação, debate e curiosidades. Gols, comentários e entrevistas todos os dias com a Equipe de Carlos Batista. Se inscreva no canal e ative as notificações. Clique aqui e acesse.



