(coluna de Silvio César Talarico)

Leonardo Gaciba escolheu o árbitro que vai comandar o dérbi 194 no próximo domingo: Anderson Daronco, de 38 anos, professor de Educação Física.

O gaúcho ingressou no quadro da Fifa em 2015 e tem se destacado pela forte personalidade. É um estilo disciplinador, mas com profundo conhecimento das regras do jogo. E, por isso, Daronco tem sido aproveitado em jogos de muitas dificuldades no Brasileirão, Copa do Brasil, Copa do Nordeste e até na reta final da Série D.

Os números apresentados desde 2015 são excelentes e Daronco foi o representante do Brasil na última Copa América. É um árbitro que faz parte da boa geração gaúcha dos últimos anos que tem moldado árbitros identificados com a parte disciplinar.

É um estilo que adquire confiança dos atletas, dos técnicos e da imprensa porque os índices de polêmica nas partidas é muito baixo.

Penso que Daronco é o melhor para apitar um dérbi que promete ser tenso. Trata-se de uma rivalidade centenária e de um momento difícil para os dois times envolvidos.

O Guarani quer sair da zona de rebaixamento enquanto a Ponte Preta está pressionada pelos últimos resultados. Além disso, o histórico recente do dérbi envolve polêmicas que a CBF quer evitar.

Minha expectativa é de uma boa arbitragem de Anderson Daronco no domingo.

Comente com seu Facebook