Sem nenhuma rodada no G4, Ponte e Guarani vão precisar de feito inédito para subir

0

por júlio nascimento

Ponte Preta e Guarani ainda estão na briga pelo acesso. Os dois times reconhecem a dificuldade de subir – na avaliação dos principais matemáticos a possibilidade é inferior a 10% -, mas ainda alimentam a esperança.

Mesmo assim, além de uma campanha impecável nas últimas rodadas, os times vão desafiar a história. Nunca na Série B um time que não entrou nenhuma vez no G4 após 32 rodadas conseguiu subir.

A dupla campineira visitou rapidamente o grupo dos quatro melhores da competição, mas não terminou nenhuma rodada dentro do G4.

O caso mais semelhante é o do Avaí de 2016. A equipe catarinense tinha 33 pontos após 24 rodadas e precisava de 10 vitórias para subir. Dito e feito. Foram 10 vitórias, três empates e uma derrota na última rodada. Mas o Avaí alcançou o G4 antes da 30ª rodada e permaneceu até o final da competição.

O aproveitamento do CSA, quarto colocado, é atualmente de 53,1% e a pontuação necessária para o acesso é de 61 pontos. A Ponte precisa de 15 pontos, ou seja, cinco vitórias nos últimos seis jogos. Já o Guarani precisa de 16 e terá que vencer cinco e pelo menos empatar um.

Comente com seu Facebook