Ponte Preta e Fortaleza não se enfrentam há nove anos

0

por júlio nascimento e edu pinheiro

Buscando sua segunda vitória consecutiva na Série B do Campeonato Brasileiro, a Ponte Preta recebe o líder Fortaleza, neste domingo, às 18h, no Moisés Lucarelli, pela 14ª rodada. Será o 18º confronto de um embate que começou há mais de quatro décadas. Porém, as duas equipes não se enfrentam há nove anos.

A última vez que a Macaca enfrentou o Fortaleza foi no dia 10 de novembro de 2009, no Castelão. A equipe campineira perdeu por 2 a 1, mas o gol de honra foi marcado pelo atacante Finazzi, na época com 36 anos e na sua segunda passagem pelo Majestoso.

O primeiro confronto entre Ponte Preta e Fortaleza foi no dia 06 de outubro de 1971, em jogo válido pelo Torneio Integração Nacional, promovido pela Federação Goiânia. A Macaca, que jogava como convidada, venceu os cearenses por 1 a 0 com gol marcado pelo saudoso Dito Flecha.

Desde então foram 17 jogos com oito vitórias pontepretanas, três empates e seis vitórias do Fortaleza.

INESQUECÍVEL… 

Um dos confrontos mais marcantes para o torcedor campineiro ocorreu pela última rodada do Campeonato Brasileiro de 2003. As duas equipes fizeram uma espécie de final contra o rebaixamento. A diretoria da Ponte Preta realizou uma promoção de ingressos no Majestoso – vendeu o bilhete a R$ 5 -, e obteve um público de 18.279 torcedores. Vale destacar que o Fortaleza jogava pela vantagem do empate.

Quando a bola rolou, o torcedor da Ponte Preta demorou 12 minutos para vibrar. Gol do zagueiro Gerson, contratado do Brasiliense, para abrir o placar. A pressão do Fortaleza se iniciou e foi estendida até o segundo tempo. Aos 23 minutos da etapa final, a equipe visitante acerta o travessão da Macaca, mas no contra-ataque o argentino Gigena tabelou com Adrianinho, que marcou o segundo gol: 2 a 0 para a Ponte e Fortaleza rebaixado.