Números justificam Baraka ‘intocável’ no Guarani

0
Créditos: Letícia Martins/Guarani Press

por júlio nascimento

As maiores críticas do torcedor bugrino a Umberto Louzer têm nome: Baraka. Boa parte da “arquibancada” quer que o volante perca a condição de titular na equipe. Até agora, porém, ele é praticamente intocável.

Tanto é que nenhum outro jogador do Guarani jogou mais que ele desde setembro – quando estreou com Lisca: começou 38 dos 48 jogos da equipe no período e só substituído em três deles, totalizando 3.494 minutos em campo.

Isso, claro, o ajuda a ser o jogador bugrino que mais encosta na bola. Mas, isolando os números apenas para a Série B de 2018, Baraka continua imprescindível no esquema tático do Guarani.

O camisa 5, mesmo jogando oito de nove partidas na competição, foi o atleta que mais tocou e distribuiu passes no Guarani. Foram 372 passes trocados, sendo 315 certos – 85% de aproveitamento. O jogador é seguido por Ricardinho, com 357 passes trocador, e Lenon, com 354. Dos titulares só Rafael Longuine, que trocou 131 passes, tem um aproveitamento melhor no elenco (86%).

O problema é que todos os passes são curtos. Na média, são de 17,5m – o que pode até parecer bastante, mas o que o deixa apenas com a sexta maior média de distância entre os jogadores de linha.

Isso faz com que Baraka tenha apenas oito passes que resultaram em chutes e nenhuma assistência na competição. O próprio volante também finaliza pouco – um pedido do próprio técnico Umberto Louzer.

E quanto a marcação? A função de Baraka é proteger o sistema defensivo, que sofreu 11 gols em 9 rodadas. O volante é o terceiro do elenco em desarmes. São nove em oito rodadas. Ele atrás de Marcílio, com 18, e Ricardinho, 13. Mas Baraka é o jogador com mais interceptações: 20. Ele é seguido por Maia e Lenon, ambos com 19.

Lidera também na disputa da bola aérea entre os titulares. Ganhou 79% dos duelos. Por outro lado, na parte disciplinar, Baraka é o líder de faltas do elenco. São 23 na Série B. Ele é seguido por Philipe Maia e Marcílio, ambos com 13.