TJ-SP autoriza entrada de bandeiras com mastro nos estádios depois de 26 anos
“As bandeiras estão tremulando, tremulando, tremulando” foi uma frase que marcou a carreira do narrador esportivo Osmar Santos. Encantando com as festas nos estádios, o locutor sempre citava as bandeiras com mastro como grande parte do espetáculo no futebol.
No entanto, em 1996, a Justiça decidiu pelo veto dos equipamentos como forma de conter a violência nos campos do estado de São Paulo. Após 26 anos, uma nova decisão e a autorização da volta das bandeiras inclusive para os estádios de Campinas.
A decisão foi tomada pelo juiz Fabrício Reali Zia e a entrada das bandeiras seguirá o protocolo da Polícia Militar que vai especificar o material, tamanho, quantidade e setores permitidos. “As diretrizes serão da PM e eles serão responsáveis pela fiscalização como forma de garantir a segurança de todos os torcedores”, explica o juiz.
As bandeiras com mastros estavam proibidas pelo artigo 5º da Lei nº 9.470, de 27 de dezembro de 1996, de autoria de Nabi Abi Chedid:
“Nos estádios de futebol e ginásios de esportes mencionados no Artigo 1.° ficam proibidas a venda, a distribuição ou utilização de:
- I – bebidas alcoólicas;
- II – fogos de artifício de qualquer natureza;
- III – hastes ou suportes de bandeiras; e
- IV – copos e garrafas de vidro e bebidas acondicionadas em lata”.
Portal CB no YouTube! Acompanhe vídeos do time do seu coração com informação, debate e curiosidades. Gols, comentários e entrevistas todos os dias com a Equipe de Carlos Batista. Se inscreva no canal e ative as notificações. Clique aqui e acesse.