Relembre momentos históricos do Moisés Lucarelli, aniversariante do dia
Um dos locais mais representativos na história do futebol brasileiro está em dia de aniversário. Nesta segunda-feira, o Majestoso completa 74 anos de fundação.
Um estádio construído pela força do seu torcedor, com doações e trabalho de centenas de apaixonados pelo clube tradicionalmente conhecido como um dos mais populares do interior do país.
Em mais de sete décadas, o local foi palco de gols e jogos memoráveis; mas o que realmente fica marcado para sempre foi a grandiosidade de uma obra para a época construída pelas mãos do povo e impulsionada por Moysés Lucarelli.
O estádio foi inaugurado com capacidade inicial de 12 mil pessoas. No dia 12 de setembro de 1948, a Ponte fazia o primeiro jogo no estádio: partida contra o XV de Piracicaba válida pela segunda fase da segunda divisão do Campeonato Paulista. A Macaca foi derrotada por três a zero.
RELEMBRE MOMENTOS HISTÓRICOS:
- PRIMEIRA VITÓRIA
A primeira vitória da história da Ponte Preta no Moisés Lucarelli ocorreu no dia 24 de outubro de 1948 com uma goleada por 5 a 1 diante do Taubaté. Os gols foram marcados por Armandinho, Vicente e Gaspar (3x). - O DÉRBI DO SÉCULO 20
A rivalidade entre Ponte Preta e Guarani estava no auge entre os anos 70 e 80. E foi no Moisés Lucarelli que o primeiro turno do Paulistão de 81 foi disputado entre os dois times de Campinas. Com mais de 22 mil torcedores presentes, a Macaca venceu o Bugre por 3 a 2 com gols de Osvaldo, Serginho e Odirlei. - PRIMEIRA VITÓRIA INTERNACIONAL
Em campanha história na Sul-Americana de 2013, a Ponte Preta conquistou sua primeira vitória internacional diante de quase 15 mil torcedores. Com gols de Uendel e Felipe Bastos, a Macaca venceu o Deportivo Pasto por 2 a 0.
- ACESSOS
O Moisés Lucarelli também recebeu acessos históricos da Ponte Preta. O primeiro ocorreu em 1989, diante do Taquaritinga, que garantiu o retorno da equipe para a elite do Paulistão. Já em 97, diante do Náutico, a Macaca precisava de apenas um empate diante do Náutico para voltar para Primeira Divisão do futebol nacional e conseguiu exatamente isso diante de 21 mil torcedores. Outro momento histórico de acesso foi em 2011. Sob comando de Gilson Kleina, a Macaca venceu o ABC por 4 a 1 e retornou para Série A depois de cinco anos de ausência. - MAIS DE MIL VITÓRIAS
Recentemente, na partida contra o Bahia, a Macaca chegou a marca da milésima vitória atuando no Moisés Lucarelli. Foram realizadas 1.866 partidas oficiais com 1.001 vitórias da Macaca. - RECORDE DE PÚBLICO OFICIAL
O recorde oficial do Moisés Lucarelli foi registrado contra o São Paulo, em duelo do Brasileirão de 78, mas também terminou com derrota da Macaca. 37.274 torcedores acompanharam a vitória dos visitantes, por 3 a 1, no dia 1º de fevereiro de 78.
- PELÉ NO MAJESTOSO
Após o título da Copa do Mundo de 70, o Rei Pelé foi jogar no Moisés Lucarelli contra a Ponte Preta e levou mais de 40 mil torcedores ao Majestoso. No entanto, não houve como contabilizar o público exato naquele 16 de agosto de 70 e, por isso, a partida não ficou registrada como recorde de presentes no estádio. Pelé decidiu o jogo a favor do Peixe, em jogada que terminou com gol de Douglas e o placar magro de 1 a 0.
Foto de Carlos Giacomeli/Portal CB
Portal CB no YouTube! Acompanhe vídeos do time do seu coração com informação, debate e curiosidades. Gols, comentários e entrevistas todos os dias com a Equipe de Carlos Batista. Se inscreva no canal e ative as notificações. Clique aqui e acesse.