Quantos pontos Guarani e Ponte precisam para escapar da queda
Guarani e Ponte Preta iniciaram a segunda-feira com uma semelhança: pegando a calculadora e fazendo contas para fugir de um rebaixamento na Série B.
A situação das equipes é diferente, visto que o Bugre tem 21 pontos e a Macaca tem 29, mas o alerta serve para as duas equipes.
O departamento de estatística da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) aponta que para chance zero de rebaixamento é necessário chegar aos 50 pontos. Já 46 pontos aumenta para 99% a probabilidade de permanência. No atual cenário, a meta tradicional dos 45 pontos aponta para 95% de chances de fuga da queda.
A UFMG ainda coloca que há uma chance de 70% dos 43 pontos livrarem da queda.
O Guarani tem 21 pontos em 25 jogos (tem um jogo a menos em relação aos concorrentes porque o jogo contra o Botafogo foi adiado). Desta forma, ainda tem 13 jogos pela frente e 39 pontos em disputa.
Para alcançar 43 pontos, vai precisar de 22 pontos em 39 disputados (aproveitamento de 56%).
Se a meta for 45, o aproveitamento vai precisar ser de 61% nos últimos 13 jogos (oito vitórias para somar 24 pontos).
Já a Ponte Preta tem 29 pontos em 26 jogos e ocupa o 15º lugar. O time comandado por Nelsinho Baptista ainda tem 12 rodadas pela frente (36 pontos em disputa).
Para alcançar 43 pontos, precisaria de 14 pontos (38% de aproveitamento). Para chegar em 45, precisa de 16 (44% de aproveitamento).
Desta forma, a comissão técnica calcula vencer seis dos últimos 12 jogos (50% de aproveitamento) para não correr riscos.
Na próxima rodada, o Guarani enfrenta o Mirassol, terça-feira, às 21h30, no Brinco de Ouro, enquanto que a Ponte Preta joga contra o CRB, quinta-feira, às 19h30, fora de casa.
Portal CB no YouTube! Acompanhe vídeos do time do seu coração com informação, debate e curiosidades. Gols, comentários e entrevistas todos os dias com a Equipe de Carlos Batista. Se inscreva no canal e ative as notificações. Clique aqui e acesse.