Ponte Preta: vice-campeã Paulista de 1977
O Campeonato Paulista de 1977 reuniu 19 participantes e todos os clubes jogaram entre si em turno único. A Macaca terminou a primeira fase em segundo lugar do Grupo A com 23 pontos. Depois, no segundo turno, atuando pelo Grupo C, ficou em segundo com 29 pontos – empatando com o Corinthians na pontuação, mas perdendo nos critérios de desempate. Na terceira e última fase, a Macaca liderou o Grupo E e se classificou para a final contra o Corinthians para definir em três jogos o campeão.
As três partidas foram realizadas no Morumbi. Na primeira final, dia 5 de outubro, o Corinthians venceu por 1 a 0 com gol de Palhinha. Depois, no segundo jogo, a Ponte venceu por 2 a 1 com gols de Dicá e Rui Rei. A grande decisão foi disputada dia 13 de outubro de 1977 para mais de 86 mil torcedores no Morumbi.
O Corinthians venceu com gol marcado por Basílio na reta final da partida e ficou com o título. A partida também ficou marcada pela polêmica arbitragem de Dulcídio Wanderley Boschilla, que inclusive expulsou Rui Rei e Oscar, da Ponte Preta.
CORINTHIANS 1×0 PONTE PRETA
Local: Morumbi, São Paulo
Juiz: Dulcidio Vanderlei Boschilia
Renda: Cr$ 3 325 470.00
Público: 86 677
Gol: Basílio 36 do 2.°
Cartão amarelo: Ângelo e Basílio:
Expulsões: Rui Rei 15 do 1.°;Oscar e Geraldo 40 do 2.°
PONTE PRETA: Carlos. Jair, Oscar, Polozzi. Ângelo, Vanderlei, Marco Aurélio, Dica, Lucio, Rui Rei e Tuta (Parraga)
CORINTHIANS: Tobias, Zé Maria. Moises, Ademir, Vladimir, Ruço, Luciano, Basílio. Vaguinho. Geraldo e Romeu
Portal CB no YouTube! Acompanhe vídeos do time do seu coração com informação, debate e curiosidades. Gols, comentários e entrevistas todos os dias com a Equipe de Carlos Batista. Se inscreva no canal e ative as notificações. Clique aqui e acesse.