Ponte Preta: o que aconteceu com Ramon Carvalho? Entenda
O volante Ramon Carvalho deixou todos torcedores preocupados ao deixar o Moisés Lucarelli de ambulância após um choque de cabeça na partida entre Ponte Preta e Chapecoense.
O atleta da Macaca foi levado a um hospital na região de Campinas por conta de um corte acima da sobrancelha.
Ramon entrou no protocolo de concussão da CBF e ficará os próximos dias em observação. A tendência é ele fique os próximos dias sem atividades intensas como orienta a entidade em choques de cabeça mais severos.
O volante permaneceu pouco tempo em campo até o choque com Bruno Leonardo. A CBF autoriza que os times façam uma substituição a mais quando o protocolo de concussão é acionado.
Ramon ainda conseguiu fazer um gesto de positivo quando estava deixando o gramado de maca móvel – o que tranquilizou os familiares que estavam acompanhando a partida.
Protocolo da CBF
O procedimento foi aprovado no inicio de março pela International Football Association Board (IFAB), instituição que regulamenta as regras do futebol. As séries A e B do Brasileirão foram escolhidas por conter o auxilio do Árbitro de Vídeo (VAR).
É responsabilidade do departamento médico da equipe responder a um questionário apontando sintomas e tratamento realizados, além de ter em posse um “cartão vermelho” a ser entregue ao árbitro da partida, confirmando a troca por concussão. Uma vez aplicado o protocolo, a medida é irreversível.
Os clubes que tiverem esse protocolo aplicado terão direito a uma substituição extra, limitada a uma por time. Após a partida, o jogador que sofreu a concussão deverá passar por um período mínimo de cinco dias de recuperação, além de ter exames constatando o mesmo estar assintomático.
Portal CB no YouTube! Acompanhe vídeos do time do seu coração com informação, debate e curiosidades. Gols, comentários e entrevistas todos os dias com a Equipe de Carlos Batista. Se inscreva no canal e ative as notificações. Clique aqui e acesse.