Ponte Preta: Eberlin fala sobre SAF, Copa Paulista, novo estatuto e outros assuntos em entrevista exclusiva
O presidente Marco Antonio Eberlin concedeu entrevista exclusiva ao microfone da Rádio Bandeirantes de Campinas. O mandatário alvinegro participou do Esporte em Debate, apresentado por Carlos Batista, no dia do aniversário da Macaca.
Eberlin falou a reformulação do estatuto, os planos para o futuro Centro de Treinamento, a campanha na Copa Paulista, o debate sobre SAF e outros assuntos relevantes para o torcedor.
O Portal CB separou trechos da entrevista que você pode acompanhar na íntegra no canal oficial da RB (clique aqui para ser direcionado ao programa completo).
Aniversário de 123 anos
“Quero parabenizar todo torcedor pontepretano. Minhas reverências a todos aqueles que me sucederam nas diretorias. É dia de orgulho e felicidade. Aprovamos o novo estatuto do clube nesse dia especial. O primeiro estatuto registrado foi em 1923. Completamos 100 anos de estatuto registrado, mas a Ponte Preta reformulou o estatuto na data de hoje.”
Novo estatuto
“Essa readequação inclui a possibilidade de SAF, maneiras de penalização de associados ou conselheiros, criamos outros órgãos como se fosse um conselho disciplinar para cuidar de irregularidades cometidas e vamos eleger a cada quatro anos. Também mudamos o nome da Unidade do Paineiras, incluímos que a diretoria precisa ter inclusão social e outras novidades que vamos apresentar.”
Futuro CT
“A minha expectativa é iniciar a construção de um novo Centro de Treinamento até o final do meu mandato. O primeiro passo é equacionar dívidas e minha expectativa é dar a largada o mais rápido possível. O prefeito Dário (Saad) se mostrou muito solícito conosco para tratar sobre o assunto também.”
SAF
“O que eu entendo é que faltou para a mídia um entendimento melhor sobre a SAF. Acredito que tenha faltado até um estudo aprofundado para explicar para o torcedor como funciona uma SAF. Muita gente acha que quando tem SAF não falta dinheiro. Isso não é verdade. O futebol vira um negócio e negócio precisa dar lucro. Você não pode trabalhar no vermelho. Eu não vejo com surpresa muitos clubes que são SAF brigarem por rebaixamento. Só a SAF não é a solução. A solução é responsabilizar dirigentes e diretoria. Os dirigentes precisam ter essa responsabilidade sobre as finanças do clube.”
Copa Paulista
“Quando falamos sobre disputar a Copa Paulista a nossa ideia era montar uma equipe forte desde o início do ano. Já estávamos projetando essa questão da vaga porque estávamos na Série A2. O nosso planejamento era de ir mais longe na Copa do Brasil e também sofremos com o transfer ban. Existem outras ações que totalizaram R$ 3 milhões. Tivemos um estouro no orçamento e também ficamos impossibilitados de contratar por um período. Isso prejudicou muito a montagem da nossa equipe e mudamos o nosso objetivo. Passamos a usar a Copa Paulista para garimpar talentos para o próximo ano. Temos duas ou três peças que estão sendo acompanhadas, mas a campanha decepcionou. Ninguém gosta de ficar perdendo.”
Uma mensagem para o futuro
“Primeiro quero dizer para o torcedor se encher de orgulho da história da Ponte Preta. Campinas completou 249 anos e a Ponte tem 123. O clube faz parte da metade da existência da cidade. A Ponte faz parte da história de Campinas, de São Paulo e do Brasil. Quantas instituições que atravessaram mais de 100 anos de existência na cidade? Poucos… O nosso estádio foi construído pelo suor e pelo sangue do seu torcedor. O Majestoso foi um dos primeiros lugares chamados de estádio no Brasil. Foi o segundo particular do país e o terceiro chamado estádio e não campo de futebol. Eu sempre brinco na Federação Paulista que a Ponte fundou o próprio futebol brasileiro. Que o torcedor tenha orgulho e seja perseverante mostrando porque somos a maior torcida do interior do Brasil. Somos um gigante da Série B. Eu sei que a bola às vezes não entra, mas a nossa história não muda. Nenhum clube tira do interior 40 mil torcedores para percorrer 120 km de distância. Quantos clubes do interior colocaram tantos jogadores na Seleção em uma Copa do Mundo? A nossa torcida nunca vai abandonar o clube… Poucas torcidas fazem isso. O pontepretano é diferente de toda e qualquer torcida. Ser pontepretano é diferente.”
Foto de Diego Almeida/Pontepress
Portal CB no YouTube! Acompanhe vídeos do time do seu coração com informação, debate e curiosidades. Gols, comentários e entrevistas todos os dias com a Equipe de Carlos Batista. Se inscreva no canal e ative as notificações. Clique aqui e acesse.
Portal CB no YouTube! Acompanhe vídeos do time do seu coração com informação, debate e curiosidades. Gols, comentários e entrevistas todos os dias com a Equipe de Carlos Batista. Se inscreva no canal e ative as notificações. Clique aqui e acesse.