Ponte empata com o Ituano e confirma quarto rebaixamento de sua história no Paulistão
A temporada de 2022 foi iniciada recheada de promessas e expectativas de mudanças na Ponte Preta. Mas o que se viu na prática foi diferente. Além da eliminação na primeira fase da Copa do Brasil para o Cascavel, a Macaca não conseguiu evitar o quarto rebaixamento na Série A1 de sua história.
Na tarde deste sábado, diante do Ituano, no Moisés Lucarelli, o time comandado por Hélio dos Anjos lutou para reverter a situação e ficou no empate por 2 a 2. Mesmo em caso de vitória, os três pontos seriam insuficientes por conta das vitórias de Ferroviária e Santos.
Ribamar marcou duas vezes para a Macaca antes de sair machucado enquanto Kaio e Gerson Magrão marcaram para o Ituano.
TABELA
Com o resultado, a Ponte Preta encerra a primeira fase do Paulistão dentro da zona de rebaixamento, repetindo o roteiro das temporadas 1960, 87 e 95. Em 2023, o time campineiro vai para sua 17ª participação na Série A2 do Estadual.
PRIMEIRO TEMPO
À espera de um milagre. Foi com este sentimento que o torcedor da Macaca chegou ao Moisés Lucarelli e tomou um susto logo nos primeiros minutos após erro de Matheus Anjos. O meia foi driblar o adversário na saída de bola e deu uma grande chance para Gerson Magrão, mas o volante Léo Santos fez importante intervenção para afastar o perigo. Tentando esquecer os outros jogos, a Macaca apostou na intensidade e ganhou pênalti aos 18 minutos após Ribamar ser derrubado na área por Léo Santos. Na cobrança, o camisa 29 converteu e abriu o placar para os mandantes: 1 a 0.
A postura da Ponte Preta agradava o torcedor, mas informações sobre os resultados de Santos (que vencia o Água Santa) e Ferroviária (em vantagem contra o Mirassol) pareceram influenciar na dinâmica da equipe. O Ituano, também precisando do resultado para se classificar, aproveitou da bola parada. Em cobrança de falta de Kaio, o volante acertou o ângulo de Vinhas e empatou no Majestoso: 1 a 1.
SEGUNDO TEMPO
O segundo tempo começou com a postura que o torcedor esperou durante 11 rodadas: a equipe em cima, agressiva e marcando com Ribamar após jogada de Léo Naldi pela direita. O atacante estava dentro da área, se desvencilhou da marcação e resvalou com o pé esquerdo para recolocar a Macaca em vantagem: 2 a 1.
Se por um lado a derrota do Mirassol para a Ferroviária prejudicava a Ponte Preta, o Ituano acabava sendo beneficiado pelo placar em Araraquara e também administrava o jogo. Mas o volume dos visitantes foi convertido em gol. Aos 20, Rafael Elias partiu com liberdade no lado esquerdo e rolou na entrada da área para Gérson Magrão. O camisa 10, ex-atleta da Macaca, teve tranquilidade para escolher o lado e colocar no cantinho de Ygor Vinhas: 2 a 2.
Foto de Álvaro Junior/Pontepress
FICHA TÉCNICA
QUEM JOGOU? Ponte Preta e Ituano pela 12ª rodada do Campeonato Paulista
ONDE? Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas
PÚBLICO E RENDA? 2.333 torcedores para uma renda R$ 38.565,00
ESCALAÇÕES? A Ponte Preta, escalada por Hélio dos Anjos, atuou com Ygor Vinhas; Igor Formiga, Thiago Oliveira, Fabrício e Jean Carlos; Léo Santos (Wesley), Léo Naldi, Matheus Anjos (Pedrinho) e Fessin (Luiz Fernando); Ribamar (Josiel) e Pedro Júnior (Thales). Já o Ituano, hoje comandado por Carlos Pimentel (preparador de Mazola Jr), atuou com Pegorari; Pacheco, Léo Santos, Cleberson, Rafael Pereira (Jímenez) e Roberto; Kaio (Bernardo Schappo), Gerson Magrão (Igor Henrique) e Lucas Siqueira; Rafael Elias (Aylon) e Gabriel Barros (João Victor).
GOLS? Ribamar 2x (Ponte Preta); Kaio e Gerson Magrão (Ituano)
QUEM APITOU? Raphael Claus
CARTÕES AMARELOS? Léo Santos
Portal CB no YouTube! Acompanhe vídeos do time do seu coração com informação, debate e curiosidades. Gols, comentários e entrevistas todos os dias com a Equipe de Carlos Batista. Se inscreva no canal e ative as notificações. Clique aqui e acesse.