Irmãos do apito: família Oliveira entra para a história do dérbi
O dérbi sempre reúne histórias e contos que tornam a história do clássico cada vez mais preciosa. O 203º encontro entre Guarani e Ponte Preta, agendado para este domingo, no Brinco de Ouro, terá um fato familiar que não envolve diretamente um dos lados.
Luiz Flávio de Oliveira foi escolhido pela CBF para comandar a partida e vai estrear no clássico. Pertencente ao quadro da Fifa, a maior valorização entre os árbitros, ele será auxiliado por Neuza Ines Back e Daniel Paulo Ziolli. No VAR estará Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral.
No Dia das Mães, o dérbi também representará uma homenagem para a saudosa Dona Tereza, mãe dos árbitros Luiz Flávio de Oliveiro e Paulo César de Oliveira, e avó da árbitra assistente Patricia Carla de Oliveira.
Dona Tereza faleceu em 2020, mas deixou um legado familiar e filhos que são renomados dentro da arbitragem brasileira, além da ligação direta com o dérbi campineiro.
Paulo César de Oliveira era conhecido como um árbitro disciplinador. E este foi um dos motivos que colocaram o profissional como o juiz que mais comandou o dérbi campineiro neste século. Entre os anos de 2001 e 2008, ele apitou seis clássicos.
Em agosto de 1999, pela primeira fase do Brasileirão, Ponte e Guarani se enfrentaram no Moisés Lucarelli, o árbitro comandou a partida que ficou marcada por mais de 100 faltas e um placar de zero a zero.
Agora será a vez do irmão mais novo apitar um clássico e seguir o legado de PC.
Portal CB no YouTube! Acompanhe vídeos do time do seu coração com informação, debate e curiosidades. Gols, comentários e entrevistas todos os dias com a Equipe de Carlos Batista. Se inscreva no canal e ative as notificações. Clique aqui e acesse.