Início difícil, confiança de Daniel Paulista e gol da vitória: a volta por cima de Índio no Guarani
O Guarani conquistou importante vitória na última rodada do Campeonato Paulista sobre a Ferroviária, no Brinco de Ouro, para seguir com chances de classificação às quartas de final do Paulistão.
O nome da vitória alviverde foi o volante Índio, autor do segundo e decisivo gol do Bugre na partida.
Reverenciado pelo torcedor no Brinco de Ouro, o atleta de 29 anos sacramenta seu melhor momento no clube desde sua chegada em janeiro de 2021.
Após defender a Ponte Preta em 2020, o volante desceu a Avenida dos Esportes como Bruno Reis e retomou seu apelido futebolístico de Índio que havia abandonado por conta da rivalidade campineira.
Mas o início não foi fácil… Escalado por Allan Aal nas rodadas iniciais do Paulistão, Índio se tornou um dos principais alvos de críticas da imprensa e torcida mesmo com a equipe brigando pela classificação ao mata-mata.
Entre entradas e saídas do time titular, Índio foi para o banco na transição do Paulistão para Série B e chegou a desativar os comentários das redes sociais por um período para evitar avaliações negativas.
Considerado um jogador querido pelo grupo, Índio chegou a ter duas oportunidades nas rodadas iniciais da Série B contra Vitória e CSA, mas perdeu espaço com o firmar da dupla Bruno Silva e Rodrigo Andrade.
No entanto, o técnico Daniel Paulista continuou aproveitando o volante nos minutos finais da partida e passou a aumentar sua participação na virada do turno. Em entrevista coletiva após a partida contra o Vitória, abertura do returno da última Série B, o comandante bugrino elogiou a postura do volante.
“Não gosto de comentar individualmente, mas o Índio tem buscado seu espaço e sempre nos ajuda muito. Tenho aproveitado para utilizá-lo mudando a forma de jogar e reforçando o nosso poder defensivo no meio-campo”, disse na época.
Na arrancada final do Guarani na Série B, ´Índio foi utilizado como titular em jogos decisivos como Sampaio Corrêa, Brasil de Pelotas, Avaí e Vasco da Gama iniciando uma perspectiva de mudanças na relação com os torcedores bugrinos.
O fôlego na reta final de 2021 respaldou Índio para ser titular na atual temporada sob comando de Daniel Paulista. O imbróglio envolvendo Rodrigo Andrade e a ausência de Silas para o departamento médico renderam minutos do atleta como titular.
Índio participou de oito jogos na temporada, sete como titular, participando de dois gols: iniciou a jogada em um dos gols de Lucão e também marcou contra a Ferroviária. De acordo com números do Sofa Score, Índio tem média de 35 toques na bola por jogo e aproveitamento de 85%.
Defensivamente venceu 57% dos duelos contra os adversários e média de apenas uma falta por jogo.
Apesar de ser mais discreto em comparação aos companheiros Rodrigo Andrade e Eduardo Person na construção do jogo ofensivo, Índio tem sido homem de confiança de Daniel Paulista em 2022.
Foto de Thomaz Marostegan/Guarani FC
Portal CB no YouTube! Acompanhe vídeos do time do seu coração com informação, debate e curiosidades. Gols, comentários e entrevistas todos os dias com a Equipe de Carlos Batista. Se inscreva no canal e ative as notificações. Clique aqui e acesse.