Guarani: Comissão Eleitoral dá prazo para regularização de associados e se posiciona sobre denúncias
A Comissão Eleitoral do Guarani se manifestou sobre os pedidos de impugnação de integrantes das chapas que vão concorrer ao pleito no clube no próximo dia 12. O documento completo pode ser acessado clicando aqui.
Na última sexta-feira, os membros da Comissão se reuniram no Prédio Administrativo do Brinco de Ouro e debateram sobre as solicitações apresentadas na última semana.
“A segunda impugnação protocolada em 24 de fevereiro, por representante da chapa Avante Meu Bugre, pretende a rejeição da candidatura da chapa União Bugrina, sob a ponderação de que um dos membros do grupo do candidato Anailson Neves, enquanto integrante do Conselho de Administração, teria cometido assédio moral e sexual contra empregada do clube, a qual é sua subordinada. Junta documentos diversos, tais como termo de declaração da ofendida e reproduções de conversas de Whatsapp”, explicou a comissão.
Já o grupo da oposição também apresentou um pedido para rejeitar a candidatura de André Marconatto, representante da situação. “A última impugnçaõ restou protocolada pelos associados e representantes da chapa União Bugrina. Em síntese, pugnam pela rejeição da candidatura da chapa Avante Meu Bugre, sob as alegações de que houve violação a Lei Geral de Proteção de Dados, com obtenção de endereços de e-mail para a realização de candidatura antecipada; os integrantes da Chapa impugnada estariam envolvidos em investigação criminal de sonegação tributária e fraudes diversas e André Marconatto teria se envolvido em episódio de pretensa compra de votos, denunciado a Autoridade Policial”, relatou em documento.
O que diz a Comissão?
Em resposta, a Comissão explicou que “no que tange à ponderação da violação de Lei Geral de Proteção de Dados (…) é sabido que os candidatos de ambas as Chapas concorrentes são pessoas umbilicalmente ligadas à Entidade e a sua vida social há muitos anos, de maneira que é plenamente possível disponham dos contatos de e-mail das pessoas de modo autorizado e lícito. Portanto, ante a ausência da comprovação aguda de hipotética obtenção irregular de dados, indefere-se a pretensão neste tocante”.
Os membros ainda alegam que “no sentido em que membros da Chapa Impugnada são suspeitos do cometimento de atos que configuram potenciais ilicitos penais e cíveis, caracterizados por supostos crimes contra a ordem tributária e irregular atuação eleitoral, esta Comissão não dispõe de poderes para julgamento das questões postas, menos ainda para absolivação ou condenação dos acusados. Incumbe a este Colegiado verificar se, no instante da candidatura, os integrantes do Grupo candidato possuem condenação penal transitada em julgado ou qualquer sorte de ônus incontroverso que impeça a sua participação na gestão em caso de vitória”.
Prazo para regularização
A Comissão Eleitoral conta com Marcelo Galli, André Torquato, Enrico Sartori, Marcelo Dias e Silvio Timporin como integrantes. No documentado, apresentado no site do clube, consta que as chapas Avante Meu Bugre e União Bugrina têm o prazo de 48 horas para regularização dos pontos apresentados.
A Comissão explicou que a chapa União Bugrina, de Anailson Neves, conta com 115 fichas regularizadas. Seis não foram aceitas: duas assinadas por associados que não estão em dia com as contribuições e quatro assinaturas divergem daquelas havidas nos documentos pessoais que as acompanham. Os associados poderão regularizar a situação até terça-feira.
Já o grupo Avante Meu Bugre, de Marconatto, juntou 244 fichas regulares. 40 ainda não foram aceitadas: 3 por assinaturas de associados que não contam com um ano de associação, 21 por associados que não se encontram em dia com as contribuições e 16 com assinaturas que divergem dos documentos pessoais. Os associados poderão regularizar a situação até terça-feira.
Foto de Thomaz Marostegan/Guarani FC
Portal CB no YouTube! Acompanhe vídeos do time do seu coração com informação, debate e curiosidades. Gols, comentários e entrevistas todos os dias com a Equipe de Carlos Batista. Se inscreva no canal e ative as notificações. Clique aqui e acesse.
Portal CB no YouTube! Acompanhe vídeos do time do seu coração com informação, debate e curiosidades. Gols, comentários e entrevistas todos os dias com a Equipe de Carlos Batista. Se inscreva no canal e ative as notificações. Clique aqui e acesse.