Guarani 113 anos: dez curiosidades sobre a história do Bugre
O Guarani completa 113 anos de história nesta terça-feira, dia de 2 abril.
O Portal CB separou dez curiosidades sobre a história do Bugre ao longo das competições.
1 – O maior público no Brinco de Ouro
52.002 torcedores acompanharam a partida contra o Flamengo, dia 15 de abril de 1982, em duelo do Campeonato Brasileiro. O Bugre perdeu para o time carioca por 3 a 2, com direito a três gols de Zico contra dois de Jorge Mendonça. A partida, no entanto, entrou para história como recorde absoluto de público em Campinas.
2 – A maior goleada
Também pelo Brasileiro de 82, o Guarani conseguiu sua maior goleada na história. Careca marcou três vezes e Éderson duas. Jorge Mendonça, Capitão e Banana completaram o placar. O time estava tão embalado que, na rodada seguinte, ainda aplicou um 8 a 1 em cima do Ceará.
3 – Artilheiros em uma edição de Brasileirão
Edmar, com 20 gols marcados em 1985, lidera a lista, mas é seguido de pertinho por Amoroso, responsável por 19 gols em 1994.
4 – Maior artilheiro em um só jogo
Lolico foi responsável por quatro gols do Guarani na vitória sobre o C.A. Ipiranga por 10 a 1. A partida não é registrada como a maior goleada por ter sido disputada em 1930 e fora das diretrizes de competições oficiais da CBF.
5 – Goleiro com menor média de gols
O campeão brasileiro Neneca é dono da marca: ele disputou 62 jogos entre 1976 e 79, com 43 gols sofridos.
6 – Atleta com maior número de jogos
Com 401 jogos disputados entre 1920 e 1941, Joca é o atleta que mais vezes defendeu as cores do Guarani nos 113 anos de sua história. Cobrador de pênaltis do clube neste período, marcou 24 gols no fundamento.
7 – Primeiro jogo internacional
No ano de 1955, a equipe bugrina viajou pela primeira vez ao exterior, mais precisamente ao Chile. A estreia foi em 10 de abril. Chegou a ser divulgado que o Bugre enfrentaria o Universidad Catolica, mas, por ser Domingo de Páscoa, o time católico teria desistido. O adversário foi a equipe do Club Social de Deportes Rangers, da cidade de Talca (veterano clube fundado em 02/11/1902 e integrante da 1ª Divisão chilena desde 1953). No Guarani, fazia sua estreia o peruano Jesus Viegas Villalobos, contratado junto ao CA Ypiranga. O jogo ficou empatado em 1 a 1.
8 – A maior virada
No dia 10 de abril de 1927, o Guarani perdia para o Santos por 5 a 1 no primeiro tempo, mas marcou incríveis cinco gols no segundo tempo e venceu a partida por 6 a 5. Vale lembrar que em termos de placar agregado, o jogo contra o ABC em 2016 foi simbólico. O Bugre perdeu a ida por 4 a 0 e venceu o segundo por 6 a 0.
9 – A maior sequência de vitórias
A sequência do Guarani começou no dia 8 de julho de 1978, com uma vitória por 2 a 1 sobre o Santos, no Brinco de Ouro. Depois, o time dirigido por Carlos Alberto Silva venceu mais dez partidas, a última delas contra o Palmeiras, por 1 a 0, também em Campinas, na final do campeonato. O Bugre ainda venceu seu jogo de estreia no Brasileirão de 1979, somando assim 12 vitórias consecutivas na competição. Em uma única edição, seu recorde é de 11.
10 – Maior goleada em dérbi
A vitória mais triunfante do Guarani em 113 anos contra a rival Ponte Preta foi em 5 de junho de 1960. O Bugre venceu por 6 a 0 com gols de Osvaldo, duas vezes, Benê I, também duas vezes, Paulo Leão e Cabrita.
Portal CB no YouTube! Acompanhe vídeos do time do seu coração com informação, debate e curiosidades. Gols, comentários e entrevistas todos os dias com a Equipe de Carlos Batista. Se inscreva no canal e ative as notificações. Clique aqui e acesse.
Portal CB no YouTube! Acompanhe vídeos do time do seu coração com informação, debate e curiosidades. Gols, comentários e entrevistas todos os dias com a Equipe de Carlos Batista. Se inscreva no canal e ative as notificações. Clique aqui e acesse.