Edu Pinheiro detalha os números do Guarani na temporada 2022
* colaboração de Edu Pinheiro
Terminou a temporada de 2022 para o Guarani. A equipe alviverde encerrou a campanha no Paulistão nas quartas de final, diante do Corinthians, eliminada nos pênaltis após empate em 1 a 1. Nas penalidades, derrota por 7 a 6.
Depois, na Copa do Brasil, o Guarani eliminou o Maricá, em Saquarema, por 1 a 0, com gol marcado por Lucão do Break. Mas na segunda fase, contra o Vila Nova, 2 a 2 no tempo normal e eliminação nos pênaltis por 5 a 4, deixando de ganhar R$ 1,9 milhão em premiação.
Já na Série B, a equipe ficou no décimo lugar com 51 pontos mesmo após 23 rodadas na zona de rebaixamento. Foi uma reta final brilhante com uma reação sensacional.
Vamos aos números:
- Desempenho: foram 53 jogos em 2022 com 18 vitórias, 16 empates, 19 derrotas, 49 gols marcados e 57 sofridos. Saldo negativo de sete gols.
- Foram 134 cartões amarelos em 53 jogos. Média de 2,5 por jogo. O Bugre também contabilizou seis expulsões.
- Artilheiros: Yuri Tanque e Giovanni Augusto, com sete gols cada; Lucão do Break, com cinco, e Diogo Mateus, quatro. Isaque, João Victor e Matheus Pereira marcaram três vezes. Edson Carioca e Bruno José terminaram com dois gols. Já Richard Rios, Lucas Ramon, Jenison, Nicolas Careca, Ludke, Leandro Vilela, Silas, Rodrigo Andrade, Madison, Índio, Ronad e Ernando fizeram apenas um gol.
- Bola parada: o Bugre marcou apenas um gol de falta em 53 jogos. Foi no primeiro jogo do ano, diante do São Paulo, com Diogo Mateus.
- Técnicos: Daniel Paulista, remanescente de 2021, fez 20 jogos neste ano. Ben-Hur Moreira foi interino em três partidas, inclusive um dérbi empatado sem gols em maio. Depois, Marcelo Chamusca fez seis jogos e teve apenas uma vitória. Ben-Hur foi novamente interino, diante do Ituano, na derrota por 2 a 0 no Brinco. Depois Mozart fez 23 jogos com 11 vitórias, 5 empates e 7 derrotas. Aproveitamento de 55%.
- O goleiro Kozlinski foi o jogador que mais atuou em 2022. Foram 48 dos 53 jogos do Bugre em campo.
- Atacantes que não marcaram: Yago (42 jogos), Júlio César (36), Maxwell (20), Lucas Venuto (18), Vitinho (9) e Bruno Miranda (4).
Foto de Thomaz Marostegan/Guarani FC
Portal CB no YouTube! Acompanhe vídeos do time do seu coração com informação, debate e curiosidades. Gols, comentários e entrevistas todos os dias com a Equipe de Carlos Batista. Se inscreva no canal e ative as notificações. Clique aqui e acesse.