Bugre é vice-campeão do Paulistão de 1988
O Paulistão de 1988 contou com 20 clubes divididos em dois grupos com turno e returno. Os quatro primeiros de cada grupo se classificavam para a fase de semifinal.
O Guarani ficou em segundo no Grupo B na primeira fase e terminou empatado com o líder Corinthians em 26 pontos, mas perdeu nos critérios de desempate. Caiu no Grupo A da semifinal e eliminou XV de Jaú, Inter de Limeira e São José, se credenciando para realizar a final contra o Corinthians.
Na decisão, diante do Corinthians, o Guarani teria a vantagem de decidir no Brinco de Ouro. A primeira partida foi disputada no Morumbi e ficou conhecida pelo gol de bicicleta marcado por Neto ainda no primeiro tempo. O lateral Édson, já no segundo tempo, empatou e a definição ficou para o Brinco de Ouro. O clima era de muita tensão e a partida em Campinas terminou empatada sem gols. No início da prorrogação, o atacante Viola, ainda no início da carreira, aproveitou cruzamento para abrir o placar e dar o título ao Corinthians.
GUARANI 0x1 CORINTHIANS
Local: Brinco de Ouro
Juiz: Arnaldo César Coelho (RJ).
Renda: Cz$ 17.543.200,00;
Público: 49.604 pagantes
Gol: Viola para o Corinthians
Guarani: Sérgio Néri; Marquinhos, Vagner, Ricardo Rocha e Albéris; Paulo Isidoro, Barbieri (Mário Maguila), Boiadeiro e Neto (Careca); Evair e João Paulo. Técnico: Carbone
Corinthians: Ronaldo; Édson, Marcelo, Denílson e Dida; Biro-Biro, Márcio (Paulinho Gaúcho) e João Paulo; Viola, Éverton (Wilson Mano) e Paulinho. Técnico: Jair Pereira
Portal CB no YouTube! Acompanhe vídeos do time do seu coração com informação, debate e curiosidades. Gols, comentários e entrevistas todos os dias com a Equipe de Carlos Batista. Se inscreva no canal e ative as notificações. Clique aqui e acesse.