Após deixar o Guarani, Pedro Acorsi anuncia encerramento da carreira aos 23 anos: ‘Escolha mais difícil’
Aos 23 anos, Pedro Acorsi optou por encerrar sua trajetória no futebol profissional. Uma das principais promessas do Guarani, principalmente pelos feitos nas categorias de base, o volante chegou ao time principal do Bugre em 2018, mas recebeu poucas oportunidades.
Foram apenas quatro partidas como profissional no Guarani e a frustração de não ter recebido uma sequência como muitos torcedores desejavam nos seus primeiros anos no time de cima.
Acorsi também acumulou experiências no Paulista, Sergipe, Boa Esporte e Monte Azul, seu último clube, mas optou por não dar sequência a sua carreira após encerrar vínculo com o Guarani neste ano.
Um dos focos da vida de Pedro Acorsi será o Pé de Apoio. Criado em fevereiro desde ano, o projeto social tem intuito de alcançar crianças e adolescentes através da doação de materiais esportivos, como meias, caneleiras, chuteiras, camisas e acessórios.
Em suas redes sociais, Acorsi explicou sua decisão. Leia o texto abaixo:
Há alguns meses tomei o que considero a “decisão mais difícil da minha vida”.
Foi uma decisão que pouco tem a ver com felicidade ou com “propósito”. Foi uma decisão baseada em visão. Em convicção.
Durante 11 anos o futebol exerceu um papel de muita influência em minha vida. Há 5 anos ele se tornou o meio que Deus usou para me sustentar financeiramente.
Nos últimos anos o Senhor abriu meus olhos e me mostrou que eu tinha o futebol como um ídolo. Minha felicidade era sempre medida com a régua do meu desempenho profissional.
Entretanto um tempo atrás minha ficha caiu, e descobri que o futebol não era tão importante assim; e sim apenas minha profissão. Comecei a priorizar o que acredito que deve ser priorizado, e aprendi a ser feliz mesmo quando a área profissional não caminhava muito bem (Filipenses 4:11-13).
Por isso essa decisão nada tem à ver com felicidade.
Com 23 anos, coloquei na balança os prós e contras de seguir como atleta profissional. Era reconhecido pela qualidade técnica e profissionalismo, porém, com “números” não tão bons comparados com aqueles que estão aonde gostaria de atuar. Refleti muito sobre as possibilidades de mercado que se desenhariam para mim caso optasse em seguir como atleta.
Dentro da minha situação atual, quais as portas de emprego que provavelmente se abririam para mim? Estaria disposto a enfrentá-los e fazer com que minha família estivessem mobilizados a também enfrentá-los?
Um sonho de infância e uma exposição pública seriam o suficientes para sustentar o pouco tempo com a família, as cobranças desumanas por resultados, as estruturas precárias de trabalho de boa parte dos clubes brasileiros e o desrespeito incrível com os salários que atrasam meses e meses?
Decidi encerrar minha carreira foi a escolha mais difícil da minha vida e está me exigindo muito hombridade e coragem. Não tem sido fácil, mas afinal, o que é fácil nessa vida? Tenho convicção que posso encontrar sentido em uma nova área, prosperar e mantê-la em seu devido lugar, tratando-a como um meio e não como um fim.
Texto reproduzido do instagram de Pedro Acorsi. Clique aqui para ir até a página.
Foto de Thomaz Marostegan/Guarani FC
Portal CB no YouTube! Acompanhe vídeos do time do seu coração com informação, debate e curiosidades. Gols, comentários e entrevistas todos os dias com a Equipe de Carlos Batista. Se inscreva no canal e ative as notificações. Clique aqui e acesse.