A emocionante história de superação de Fessin, o herói do dérbi 204
Quem é Jefferson Gabriel Nascimento Brito?
Talvez pouca pessoas vão ligar o nome à pessoa.
Jefferson Gabriel Nascimento Brito, jogador de futebol, natural de Campina Grande, no estado da Paraíba. Ainda adolescente foi levado para fazer testes no time do ABC, de Natal, no Rio Grande do Norte.
Durante quatro anos ficou nas categorias de base antes de subir ao time profissional. Foi um período muito difícil porque ele sempre foi apegado à família e tinha que morar sozinho no Centro de Treinamento.
Chegou a voltar para casa.
Quase desistiu, mas retornou ao clube e seguiu em frente.
Mas em setembro de 2017, o jogador fez sua estreia como profissional com apenas 18 anos. Logo chamou a atenção de grandes clubes do país e, já no início de 2018, assumiu o protagonismo na equipe e também a camisa 10, sendo eleito o craque do Campeonato Potiguar.
Um olheiro do Corinthians indicou o jogou para o time do Parque São Jorge.
Deu certo.
Em abril de 2018, o Corinthians anunciou a contratação de Jefferson Gabriel Nascimento Brito, na época com 19 anos. Entretanto, só se apresentou ao clube apenas em agosto daquele ano. O time mosqueteiro pagou cerca de R$ 2 milhões por 80% dos direitos econômicos do atleta e firmou contrato até o fim da temporada 2021.
Jefferson Gabriel Nascimento Brito foi um dos 25 representantes alvinegros escolhidos para disputar a Copa São Paulo de Futebol Júnior 2019. O promissor meia de muita qualidade técnica e facilidade para atuar pelas beiradas de campo encheu-se de esperança com a oportunidade. Tinha certeza que, se destacando na Copa, poderia ganhar uma chance no time de cima do Corinthians.
Era a grande oportunidade de ajudar a sua família.
Copa São Paulo. O jogo Corinthians x Ituano. Ele estava em campo e finalmente poderia mostrar o seu valor.
Mas o destino prega muitas peças…
A vida por vezes dá um cavalo de pau e atira o seu ocupante para fora do enredo imaginado.
Aos 43 minutos do primeiro tempo, em lance de velocidade na tentativa de alcançar a bola antes do goleiro, Jefferson Gabriel Nascimento Brito acabou se chocando com o adversário, que não teve a intenção de machucá-lo. Mesmo assim, a perna do meia-atacante ficou presa entre as pernas do adversário e causou a fratura. Um terror imenso invadiu a mente do rapaz.
A chocante imagem da perna se dobrando para trás após o impacto foi compartilhada nas redes sociais e comoveu que viu.
O jogador sofreu uma lesão na tíbia da perna direita (quebrou a perna) e teve que passar por uma delicada cirurgia. Praticamente perdeu a temporada.
Quando recuperou-se da contusão não possuía mais idade para permanecer no elenco sub-20 do Corinthians, estava com 21 anos, entrou na lista de ‘emprestáveis’ do clube do Parque São Jorge.
Corinthians e Bahia chegaram a um acordo e ele assinou por empréstimo com o Tricolor de Aço para a temporada 2020, onde atuou somente pela equipe sub-23 sem ao menos ser testado no profissional.
No fim de abril, devido a paralisação do futebol brasileiro em razão das consequências da pandemia causada pelo novo coronavírus, o Bahia encerrou as atividade da equipe sub-23.
Voltando ao Corinthians mais uma vez ficou sabendo que não seria aproveitado e ficaria à espera de um clube para ser emprestado novamente.
De novo a insegurança voltou a assombrar o jovem jogador expondo sua vulnerabilidade provando o medo.
Mas ele não desistiu.
Essa é a história de Jefferson Gabriel Nascimento Brito, conhecido por Fessin,
Fessin tem contrato com o Corinthians até 2022 e foi emprestado a Ponte Preta até o final da série B de 2021. O contrato foi renovado antes do empréstimo.
Com a camisa da Ponte Preta, nas poucas vezes que foi escalado recebeu críticas severas de parte da crônica de Campinas e de torcedores pelas redes sociais.
Mas ele não desistiu.
No último sábado, Fessin marcou o gol da vitória contra o Guarani. Sua atuação foi verdadeiramente excepcional.
Chorou na entrevista mais uma vez ao lembrar do irmão José Ailton, de 16 anos, que morreu recentemente.
Foram dias terríveis, arrebentado no seu emocional.
Mas ele não desistiu.
O futebol, esse caldeirão de texturas reservaram ao guerreio valendo mais uma chance. Fessin foi o herói do Derbi 204. Protagonista de uma das maiores rivalidades do futebol brasileiro. Saiu de campo personificado como artilheiro do clássico campineiro. E permanecera eternizado na seleta galeria dos artilheiros do Derbi campineiro.
Foto de Álvaro Junior/Pontepress
Portal CB no YouTube! Acompanhe vídeos do time do seu coração com informação, debate e curiosidades. Gols, comentários e entrevistas todos os dias com a Equipe de Carlos Batista. Se inscreva no canal e ative as notificações. Clique aqui e acesse.