Dérbi 208: Ponte e Guarani disputam clássico dentro do Z-4 pela primeira vez
A edição 208 do clássico centenário entre Ponte Preta e Guarani será emblemática pelo lado negativo. Essa é a primeira vez que os rivais se enfrentam dentro da zona de rebaixamento no Campeonato Brasileiro dos pontos corridos.
O Bugre já chegaria para o jogo de domingo, às 18h30, no Moisés Lucarelli, como lanterna da competição. Com 28 pontos, a equipe comandada por Allan Aal tem a missão de reduzir a diferença para o primeiro fora da degola e agora ganhou a companhia da Macaca no mesmo objetivo.
Com a vitória da Chapecoense contra o Santos na quinta-feira e o triunfo do CRB sobre o Brusque na última sexta-feira, a equipe pontepretana foi empurrada para o 17º lugar com 35 pontos – são sete de vantagem para o próprio Guarani.
A situação ainda é mais confortável para os mandantes, visto que até o empate pode ser suficiente para a Macaca sair da zona de rebaixamento – o Sport precisaria vencer o Botafogo no domingo à noite.
Já o Guarani pode chegar aos 31 pontos e diminuir a diferença atual de oito pontos para o 16º para cinco em caso de vitória. Por conta do número de vitórias (duas a menos que o Ituano), a equipe vai completar 25 rodadas na última colocação da Bezona.
A última vez que os dois times se enfrentaram em risco de queda foi no extinto Torneio Rio-SP em 2002. Na ocasião, os dois times estavam ameaçados pelo rebaixamento com 17 pontos, mas a Ponte tinha vantagem de um gol no saldo.
O jogo terminou empatado em 1 a 1, com gols de Washington e Zé Afonso, e com pênalti perdido por Edu Dracena aos 45 minutos da etapa final. Na rodada seguinte, a Ponte venceu o Palmeiras e, mesmo com vitória do Guarani contra o Botafogo, o Bugre não conseguiu sair da degola – torneio, porém, foi encerrado na mesma temporada.
Portal CB no YouTube! Acompanhe vídeos do time do seu coração com informação, debate e curiosidades. Gols, comentários e entrevistas todos os dias com a Equipe de Carlos Batista. Se inscreva no canal e ative as notificações. Clique aqui e acesse.