Estreia em Itaquera, tabus e busca por semifinal: Guarani faz decisão contra o Corinthians
O Guarani entra em campo nesta quinta-feira, às 19h, em Itaquera, em uma verdadeira decisão no Campeonato Paulista. O Bugre decide contra o Corinthians o último semifinalista do Estadual na Neo Química Arena. A partida terá a transmissão de Carlos Batista na Rádio Bandeirantes de Campinas.
ESTREIA EM ITAQUERA
Será a primeira vez do Guarani atuando na Neo Química Arena. A casa do Corinthians, inaugurada em 2014 para Copa do Mundo no Brasil, ainda não recebeu o duelo histórico do futebol paulista.
RETROSPECTO GERAL
Será o 164º encontro entre Guarani e Corinthians em um duelo centenário. Do primeiro jogo, realizado em 1915, até o presente momento: 79 vitórias corintianas, 39 bugrinas e 45 empates. Nos últimos cinco jogos foram duas vitórias do Corinthians, dois empates e uma vitória do Alviverde – no Paulistão de 2019.
JOGOS DECISIVOS
Será a quarta vez que Guarani e Corinthians vão realizar duelos eliminatórios. O primeiro ocorreu em 1978, na semifinal do primeiro turno do Paulistão, com vitória corintiana por 3 a 2. Os times se encontraram novamente dez anos depois para decidir o Paulistão de 88, marcado por gol de Viola, no Brinco de Ouro, nos acréscimos. O último encontro eliminatório foi nas quartas de final do Brasileiro de 99, também com classificação do Timão.
TABUS
O primeiro tabu a ser quebrado pelo Guarani envolve justamente não ter eliminado o Corinthians em fases de mata-mata. Se avançar nesta quinta-feira, o Bugre elimina o Timão pela primeira vez em confrontos eliminatórios. O segundo é que o Bugre não vence o Corinthians na capital desde 2001. A última vez, em partida realizada no Pacaembu, Léo foi o grande nome do jogo marcando duas vezes, além de Sinval, na vitória por 3 a 0.
BUSCA POR SEMIFINAL
Se avançar, o Guarani vai disputar uma posição entre os quatro melhores pela 11ª vez. O Bugre chegou até a semifinal em 1927, 28, 73, 76, 78, 79, 81, 85, 88 e 2012. Nas duas últimas participações conseguiu avançar até a final, mas perdeu para São Paulo e Santos, respectivamente.
PROVÁVEIS TIMES
Ainda sem Diogo Mateus, o Guarani deve continuar com a base do time que tem atuado nos jogos recentes. O provável Bugre tem Kozlinski; Ludke, João Victor, Ronaldo Alves e Matheus Pereira; Rodrigo Andrade, Índio e Giovanni Augusto; Júlio César, Ronald e Lucão do Break. Já o provável Corinthians tem Cássio; Fagner, João Victor, Gil e Lucas Piton; Du Queiroz, Paulinho e Renato Augusto; Gustavo Mosquito, Willian e Róger Guedes.
OLHO NO APITO
O apito no clássico será responsabilidade de Flávio Rodrigues de Souza. Ele será auxiliado por Marcelo Carvalho Van Gasse e Daniel Luís Marques. O árbitro de vídeo estará sob comando de Rodrigo Guarizo do Amaral.
Portal CB no YouTube! Acompanhe vídeos do time do seu coração com informação, debate e curiosidades. Gols, comentários e entrevistas todos os dias com a Equipe de Carlos Batista. Se inscreva no canal e ative as notificações. Clique aqui e acesse.