1982: Bugre é vice no Torneio dos Campeões
O Guarani disputou, em 1982, o Torneio dos Campeões. Venceu equipes como Santos, Botafogo, São Paulo, Vasco da Gama e Bahia. A final seria disputada em dois jogos contra o América-RJ. No Brinco de Ouro, em Campinas, empate por 1 a 1.
O jogo decisivo foi disputado no Maracanã, dia 12 de junho de 82, para mais de 10 mil torcedores. O América abriu o placar aos 13 minutos com Moreno. O Guarani chegou ao empate apenas no segundo tempo, aos 17 minutos, com Delém. A partida foi para prorrogação e Gilson Gênio, faltando cinco minutos para o apito final, marcou o segundo do América: 2 a 1 e título para os cariocas.
AMÉRICA 2×1 GUARANI
Local: Maracanã, Rio de Janeiro
Data: 12/06/1982
Árbitro: Carlos Sérgio Rosa Martins (RS)
Assistentes: Olinto Preussler (RS) e Luís Carlos Tyburski (RS)
Gols: América 1 X 0 – Moreno aos 13 min do 1T, Delém aos 17 min do 2T e Gilson Gênio aos 10 min. do 2o. tempo da prorrogação
Renda: Cr$ 5.099.600,00
Público: 11.329 pagantes
Cartão Vermelho: Darcy
AMÉRICA: Gasperin, Chiquinho, Duílio, Everaldo e Zé Dilson (Sérgio Pinto); Pires, Gilberto e Eloy (João Luís); Serginho, Moreno e Gilson Gênio. Técnico: Dudu.
GUARANI: Sidmar, Sotter, Darcy, Odair e Almeida; Éderson, Júlio César (Henrique) e Jorge Mendonça; João Luís (Delém), Marcelo e Banana. Técnico: José Duarte.
Portal CB no YouTube! Acompanhe vídeos do time do seu coração com informação, debate e curiosidades. Gols, comentários e entrevistas todos os dias com a Equipe de Carlos Batista. Se inscreva no canal e ative as notificações. Clique aqui e acesse.