1987: Guarani chega a mais uma final de Brasileiro
O Guarani voltou a decidir o título de campeão brasileiro em 1987 – em uma das edições mais confusas do torneio -, contra o Sport.
Primeiro pelo módulo amarelo, a decisão na Ilha do Retiro, foi para os pênaltis e terminou empatada em 11 a 11. Os presidentes dos clubes decidiram encerrar as cobranças de pênalti e dividir o título da Taça Roberto Gomes Pedrosa.
Depois, em janeiro de 1988, a CBF optou por realizar dois jogos entre os times para definir o campeão de 87. O primeiro jogo foi disputado em Campinas e terminou empatado em 1 a 1. Na volta, na Ilha do Retiro, o Sport venceu por 1 a 0 com gol de Marco Antônio e ficou com o título. O Guarani, pelo segundo ano seguido, ficou com o segundo lugar.
SPORT 1×0 GUARANI
Local: Ilha do Retiro, Recife
Data: 07/02/1988
Árbitro: Luís Carlos Félix Ferreira (RJ)
Assistentes: João Batista Byron (RJ) e Luiz Antônio Barbosa Lima (RJ)
Renda: Cz$ 4.905.000,00
Público: 26.282 pagantes
Gol: Marco Antônio para o Sport
SPORT: Flávio, Betão, Estevam, Marco Antônio e Zé Carlos Macaé; Rogério, Zico e Ribamar (Augusto); Robertinho, Nando e Neco. Técnico: Jair Picerni.
GUARANI: Sérgio Neri, Gil Baiano, Luciano, Ricardo Rocha e Albéris; Paulo Isidoro, Nei (Carlinhos) e Boiadeiro; Catatau (Mário Maguila), Evair e João Paulo. Técnico: José Luiz Carbone.
Portal CB no YouTube! Acompanhe vídeos do time do seu coração com informação, debate e curiosidades. Gols, comentários e entrevistas todos os dias com a Equipe de Carlos Batista. Se inscreva no canal e ative as notificações. Clique aqui e acesse.