Ladrão de bola, garçom, paredão… Números mostram os destaques da Ponte Preta

0

por júlio nascimento

Após 12 rodadas na Série B do Campeonato Brasileiro, a Ponte Preta ainda tenta firmar-se como equipe mais regular dentro da competição e brigar por objetivos maiores. O time de João Brigatti ocupa o 12º lugar com 15 pontos.

A vantagem para a zona de rebaixamento – 3 pontos -, é menor que a desvantagem para o grupo de classificação: 6 pontos.

A comissão técnica solicita a contratação de mais reforços para agregar com os destaques da equipe. Mas quais são os jogadores que tem contribuído diretamente nos jogos da Macaca? Com a ajuda do Footstats, site especializado em estatísticas de futebol, o Portal CB lista os líderes do elenco em quesitos importantes.

Os líderes dos desarmes
O lateral Igor Vinicius começou sua passagem na Ponte Preta sob desconfiança, mas conseguiu se firmar como titular na equipe. O camisa 2 é o líder em desarmes. Foram 25 até o momento na Série B. Ele é seguido por Danilo Barcelos e Paulinho, cada um com 15, André Castro, 12, e Nathan, com 9.

Afasta a zaga…
Além de liderar os desarmes, Igor Vinicius é o jogador que mais intercepta e afasta jogadas perigosas dos adversários. O lateral tem 25 interceptações na Série B, na frente de Nathan, 19, Marciel e André Castro, com 15 cada, e Renan Fonseca, 14.

Garçons…
Levando em consideração os números, Igor Vinicius é o grande destaque da Ponte Preta após 12 rodadas na Série B. O camisa 2, ao lado de Danilo Barcelos, também lidera o número de assistências. Ele serviu em três gols da Macaca na competição – mesmo número de Barcelos. Junior Santos e Orinho, com uma assistência cada, também estão na estatística.

Marcam e passam…
Na ausência de um camisa 10 e articulador no meio-campo, a grande dificuldade da Ponte Preta está na criação de jogadas. Tanto que os principais passadores da equipe são jogadores que deveriam estar preocupados mais na marcação. O volante Paulinho, com 587 passes (510 certos), é o maior passador do elenco. Ele é seguido por Renan Fonseca, com 559 passes (436 certos), Igor Vinicius, com 495 (414 certos) e Nathan, com 434 (362 certos). Dos meias, quem mais se aproxima é Tiago Real. Ele trocou 342 passes e acertou 273.

Laterais participativos…
Danilo Barcelos, Igor Vinicius e Orinho são jogadores participativos no estilo de jogo da Ponte Preta. Os alas da Macaca estão com bons números de cruzamentos certos na Série B. Barcelos acertou 19, Igor Vinicius, 13, e Orinho acertou 11.

E as faltas?
A Ponte Preta surge também como um dos times mais indisciplinados na Série B. A Macaca é a segunda equipe com mais cartões vermelhos e amarelos na competição – atrás do Criciúma. O volante Paulinho, com 22 faltas, é o mais indisciplinado no elenco. Nathan e Tiago Real, com 19 faltas cada, completam a lista. Destaque negativo também para André Castro, 16, e Igor Vinicius, 15.

Paredão!
Se tem um jogador que pode se orgulhar do rendimento é o goleiro Ivan. Cria das categorias de base, o jovem assumiu a camisa 1 deixada por Aranha e já desparta atenção de grandes clubes. Ivan já executou 45 defesas na Série B, passou três jogos sem sofrer gols, defendeu um pênalti e tem 22 defesas difíceis até o momento.