Guarani: seis, sete ou oito vitórias são necessárias para o acesso?

0
Foto: Letícia Martins/Guarani FC

por júlio nascimento

Com 44 pontos após a vitória contra o CSA por 1 a 0, na última rodada, o Guarani alimenta a expectativa de brigar pelo acesso na Série B. O time de Umberto Louzer ocupa a quinta colocação com um ponto de desvantagem para o G4.

Pelos números atuais dos primeiros colocados da competição em sua 29ª rodada, 62 pontos são suficientes para uma equipe conseguir o acesso para a Série A 2019, já que o Avaí, quarto colocado, tem aproveitamento de 53%. Projetando tal desempenho em 38 rodadas se chega justamente aos 62 pontos.

Assim, restariam ao Guarani mais seis vitórias (18 pontos além dos 44). Ocorre que tal dado muda rodada após rodada justamente porque depende do desempenho do quarto colocado.

Tomando como base a média história da Série B por pontos corridos, 64 pontos resolvem a questão. Para chegar a tal número, o Bugre teria que vencer mais sete jogos, somando 21 aos 44 que já possui.

O outro cálculo toma como base a estatística geral da competição projetada pelo site Chance de Gol. Chegando aos 67 pontos (ou seja, mais oito vitórias, com 24 pontos) o Guarani, ou qualquer outra equipe, atinge 99,9% de possibilidade de acesso.

Restam 10 jogos para o time de Umberto Louzer na Série B, ou seja, 30 pontos em disputa. Atualmente o aproveitamento é de 52,4%. Para conseguir o acesso na hipótese mais complicada, ou seja, fazendo mais 24 pontos, o time precisa de pelo menos 80% de aproveitamento.

Na reta final serão quatro jogos no Brinco de Ouro (Avaí, Oeste, Paysandu e Londrina) e seis como visitante (Vila Nova, São Bento, Brasil de Pelotas, Boa Esporte, Coritiba e Figueirense).

Comente com seu Facebook