FPF utilizará dérbi 193 para testar e homologar árbitro de vídeo

0
Foto: FPF

A Federação Paulista de Futebol confirmou que utilizará a partida entre Ponte Preta e Guarani no final de semana para homologação do VAR que será utilizado a partir das quartas de final do Paulistão. O dérbi 193, que será disputado no Moisés Lucarelli, servirá como teste protocolar da Fifa e da Ifab (International Football Association Board), onde o sistema de Árbitro de Vídeo será testado de forma experimental e off-line.

ESPEL ELEVADORES

Programado para entrar em ação a partir das quartas de final do Paulistão, o VAR está sendo homologado pela Comissão de Arbitragem da FPF. Até o momento, o Allianz Parque, o Estádio do Pacaembu, a Arena Barueri e a Arena Corinthians já foram palcos de testes e homologação do VAR do futebol paulista.

O VAR será introduzido a partir das quartas de final do Paulistão e a sua utilização tem o objetivo de minimizar o erro e maximizar o benefício, agindo em casos de “erro claro e óbvio” ou “incidente grave não percebido”.

O uso da tecnologia só será permitido em quatro situações: Gol/não gol; pênalti/não pênalti; cartão vermelho direto; erro de identificação na aplicação de cartões. As regras são definidas pela IFAB (International Football Association Board) e pela FIFA, não podendo sofrer alterações.

Comente com seu Facebook