A Federação Paulista de Futebol anunciou nesta semana que 104 títulos foram reconhecidos entre os períodos de 1910 e 1950. Os estudos foram elaborados em conjunto com a produção do livro “125 anos de história” do futebol paulista.

Foram reconhecidos dois títulos do Guarani: a Divisão Campineira da Associação Paulista de Esportes Atléticos de 1932 e o Campeonato da Divisão do Interior, em 1944. As conquistas são equivalentes à Série A2 do Campeonato Paulista, conquistada pelo Bugre em 1949 e 2018.

Já a Ponte Preta foi reconhecida como campeã do Campeonato do Interior da Liga dos Amadores de Futebol de 1927 e da Divisão Campineira da Associação Paulista de Esportes Atléticos, em 1933. Sendo assim, a Macaca passa a ter três títulos equivalentes à Série A2, haja vista ter conquistado um título da série em 1969.

Mas o que representam esses títulos?

DIVISÃO CAMPINEIRA DA ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE ESPORTES ATLÉTICOS: o campeonato da APEA foi fundado em 1913 pelo Paulistano e se tornou a principal liga do estado até 1937. A competição foi dominada por Paulistano, Corinthians e Palestra Itália – posteriormente Palmeiras. Mas como havia dificuldade de locomoção, os dirigentes da APEA criaram divisões no interior e uma para o futebol campineiro. O Guarani foi campeão em 1932 e a Ponte Preta em 1933.

CAMPEONATO DA DIVISÃO DO INTERIOR: Com o Paulistão da época abrigando seus principais clubes na capital poucos clube tinham possibilidade de transporte. Guarani, Ponte Preta e Santos eram poucas exceções. Por este motivo passaram a regionalizar a competição criando a Divisão do Interior. O campeão tinha possibilidade de jogar contra o chamado campeão da capital. O Bugre foi campeão em 1944 diante do São Bento de Marília.

CAMPEONATO DO INTERIOR DA LIGA DOS AMADORES DE FUTEBOL: Na década de 20, paralelamente aos campeonatos da APAE, foi criada a Liga dos Amadores de Futebol porque já havia um sinal de rompimento das federações principalmente com o crescimento do setor profissionalizado de São Paulo e Rio de Janeiro que indicavam a criação do Rio-São Paulo. A LAF de 1927 foi conquistada pela Ponte Preta e também passou a ser reconhecida pela FPF como a Segunda Divisão do futebol estadual da época.

Comente com seu Facebook