A 34ª rodada da Série B foi marcada pelos tropeços dos times que lutam pelas últimas vagas no G4 da competição.

Com América Mineiro e Chapecoense confirmados na elite, lutando agora pelo título, restam duas vagas com Cuiabá, CSA, Juventude, Guarani e Ponte Preta envolvidos na briga.

A Ponte Preta empatou com o Cuiabá e chegou aos 48 pontos. Já o adversário está razoavelmente confortável com 55 pontos e precisa de duas vitórias para conseguir o acesso.

Já o Guarani foi derrotado para o CRB e parou nos 48 pontos.

CSA e Juventude foram derrotas e estacionaram nos 52 pontos, mas ainda em vantagem em relação aos times de Campinas com quatro rodadas restantes.

Mas mesmo com sobrevida adquirida com os tropeços dos concorrentes diretos não há perspectiva positiva para Guarani e Ponte Preta entre os matemáticos especialistas.

Tristão Garcia, responsável pelo site Infobola, aponta o Guarani com 7% de chance de acesso enquanto a Ponte Preta aparece com 3%. Ele calcula as chances através de mando de campo dos jogos e o retrospecto das equipes na competição.

Marcelo Arruda, do site Chance de Gol, coloca os dois times com menos de 2% de probabilidade de acesso para a Primeira Divisão em 2021.O cálculo do matemático é realizado com base nas probabilidades de vitória, empate e derrota calculadas para cada um dos jogos ainda não realizados no campeonato em questão.

E, por fim, pegando como base os estudos dos matemáticos da Universidade Federal de Minas Gerais há 6,9% de chances de acesso para o Guarani contra 3,6% da Macaca. Os dados da UFMG são extraídos após estudos de cinco matemáticos: Bernardo Nunes, Gilcione Nonato, Fábio Brochero, Renato Vidal e Marcelo Terra Cunha.

Na próxima rodada, o Guarani enfrenta o Cuiabá na Arena Pantanal enquanto a Ponte Preta recebe o Náutico no domingo. Já o Juventude joga contra o Cruzeiro em Caxias do Sul e o CSA, também em casa, enfrenta o Avaí.

Comente com seu Facebook