#DérbiNaBand: com polêmicas recentes, árbitro do Dérbi 192 volta a apitar clássico após cinco anos

0

por júlio nascimento

Quando a bola rolar neste sábado, às 16h30, no Moisés Lucarelli, a autoridade máxima do Dérbi 192 será o mineiro Grazianni Maciel Rocha. O árbitro de 35 anos, representando a Federação do Rio de Janeiro, volta a apitar um clássico após cinco anos. Sua última experiência foi em Vasco da Gama e Flamengo no Brasileirão de 2013.

Será o 16º jogo de Grazianni na temporada 2018. Foram quatro jogos apitados no Campeonato Carioca, dois na Copa do Brasil, um na Série B e oito na Série A do Campeonato Brasileiro. No entanto, não participou das últimas escalas da CBF após polêmicas na partida entre Chapecoense e Corinthians há duas semanas.

O árbitro mineiro coleciona poucas polêmicas nos últimos anos, mas que impedem de um crescimento dentro do próprio quadro da CBF. Grazianni não está entre as indicações para o quadro Fifa do próximo ciclo. No duelo em Chapecó, marcou falta do corintiano Cássio após o goleiro usar as mãos fora da área para evitar o gol da Chape, mas não expulsou o jogador.

No ano passado foi afastado pela Comissão de Arbitragem da CBF ao marcou um pênalti inexistente na partida entre Sport e Atlético-PR pela 11ª rodada do Brasileirão de 2017. Ficou um mês sem aparecer nas escalas e depois foi repassado para o quadro de árbitros da Série B.

Grazianni é conhecido pela dupla campineira. Apitou a vitória da Ponte Preta sobre o Cruzeiro, por 1 a 0, no ano passado, sem polêmicas. Já no lado bugrino não é figura querida. Foi o árbitro da partida entre Guarani e Juventude, na Série C de 2016, que terminou com a expulsão de quatro jogadores.

Como bom mineiro, Rocha prefere o dialogo. Não está entre os árbitros que mais distribuem cartões. Pelo contrário, sua média é de 4 amarelos por partida. Expulsou apenas dois jogadores em 15 jogos no ano. A recomendação é semelhante a recebida por Leandro Pedro Vuaden, comandante do Dérbi 191, que marcou 24 faltas no clássico do primeiro turno – abaixo da média das duas equipes.

A Rádio Bandeirantes AM 1170 transmite o Dérbi 192 com narração de Carlos Batista, comentários de Carlos Henrique e Valdemir Gomes, reportagens de Antônio Luppi, Marcos Luiz e Júlio Nascimento, além da ancoragem de José Arnaldo e Edu Pinheiro. A transmissão, AO VIVO, começa a partir das 10h.