Data CB: crescem chances de permanência do Guarani e Ponte fica mais distante do acesso

0

A cada rodada finalizada uma nova expectativa para os torcedores de Campinas. Enquanto os pontepretanos ainda mantém uma chama acesa na expectativa do acesso, os bugrinos ficam motivos com resultados positivos e a briga contra a zona de rebaixamento.

ESPEL ELEVADORES

A 22ª rodada da Série B foi finalizada com vitória do Guarani contra o Vitória, em Salvador, por 1 a 0, enquanto a Macaca foi derrotada no Moisés Lucarelli para o Vila Nova também pelo placar mínimo de 1 a 0. Resultados que mexem nas probabilidades dos objetivos de cada equipe.

Para os cálculos das chances, o Data Mining CB serão considerados o mando de campo dos jogos e o retrospecto das equipes na competição. O sistema de cálculo permite comparar os clubes não apenas pela pontuação ou aproveitamento, mas também pela dificuldade dos jogos de cada equipe, avaliada em função dos adversários e do fator local.

Começando na briga contra a zona de rebaixamento, o Guarani conquistou sua terceira vitória nos últimos cinco jogos e finalmente abandonou a última posição. Agora, com 22 pontos, a diferença para o 16º é de apenas dois pontos.

Com a nova perspectiva da tabela e o aproveitamento sob comando de Carpini, a probabilidade de permanência subiu de 30% para 40%.

Consultando outros especialistas em chances no futebol, o matemático Marcelo Arruda ainda aponta o Bugre com 62,4% de probabilidade de rebaixamento. Já a UFMG coloca a equipe campineira como a terceira com mais chances de queda: 55,8% atrás de São Bento (75%) e Figueirense (64%).

E a Macaca? Com a derrota para o Vila Nova em casa e a vitória dos concorrentes, o time de Gilson Kleina caiu para 10ª colocação com 31 pontos e tem três de desvantagem para o G4, mas com muitas equipes em sua frente.

De acordo com levantamento do Data CB, calculando aproveitamento até o momento, dificuldade dos jogos, avaliação dos adversários e fator local, a probabilidade de alcançar a pontuação necessária para acesso à elite do Brasileirão de 18% neste momento.

Tanto o site Chance de Gol como a Universidade Federal de Minas Gerais são mais pessimistas e colocam apenas 12% de probabilidade da Macaca terminar essa edição da Série B dentro do G4.

O time de Gilson Kleina volta a campo já nesta segunda-feira, diante do Operário, em Ponta Grossa. Já o Guarani de Carpini tem a semana livre pela frente e joga apenas no sábado, no Brinco de Ouro, contra o Paraná.

Comente com seu Facebook