Carlos Batista é narrador esportivo e apresentador da Rádio e TV Bandeirantes de Campinas. Autor do livro O GUARDIÃO DA ILHA.
Bordões conhecidos:
Na TV
Meu nome é Carlos Batista, mas pode me chamar de Batista
A Origem, A Origem, A Origem
No Rádio
É ELE, É ELE, É ELE, É ELE, É ELE O AUTOR DO GOL…
O meu coração está pedindo gol…
A bola gosta de rede é de rede que a bola gosta…
Cabeçada fatal, cabeçada letal…
Twitter – batistaorigem
Instagram – @carlosbatistabatista
Facebook – https://www.facebook.com/carlosbatista.batista.5
Site – carlosbatista.com.br
Formação Profissional:
Radialista
Marketing Esportivo – Unicamp
Sócio da Aceesp ( Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo )
Histórico Profissional
1977 – O início como radialista na Rádio São Joaquim de São Joaquim da Barra – SP, cidade que fica a 60 KM de Ribeirão Preto às margens da Rodovia Anhanguera. Foi aprovado como locutor após um concurso entre 12 participantes. 2 candidatos foram escolhido e depois de 3 meses de testes a emissora contratou em definitivo começou como locutor noticiarista. Trabalhou depois como apresentador de programas musicais e em 1982 iniciou a carreira de locutor esportivo na mesma emissora.
1983 – Transferiu-se para a Rádio e TV Morada do Sol onde trabalhou como narrador titular da equipe esportiva transmitindo jogos da Ferroviária nos Campeonatos Paulista e Brasileiro de futebol. Transmitiu jogos do Circuito Banco Itaú de Vôlei e acompanhou o Clube 22 de Agosto no Campeonato Paulista de Futsal Apresentador de programas esportivos na TV Morada do Sol emissora filiada a TV Bandeirantes.
1984 – Aceitou o convite da Rádio Central-AM de Campinas para ser narrador esportivo. Foi também coordenador da equipe até 1991. Naquele ano a Rádio Central-AM decidiu acabar com a equipe de esportes. Para que cerca de vinte profissionais não ficassem desempregados propôs a terceirização da programação esportiva da emissora. Como empresário comandou a equipe com enorme sucesso de audiência até 2001.
1989 – Foi convidado para ser narrador esportivo da Rádio Jovem Pan de São Paulo. Durante 5 anos fez parte da equipe que tinha os narradores José Silvério, o titular, José Carlos Guedes e Nilson César. Transmitiu jogos dos Campeonatos Paulista e Brasileiro de futebol. Final da Copa América de Basquete feminino, final do Campeonato Paulista de basquete masculino. Finais da Copa Jovem Pan Dan-Up de Futsal, entre outros. Apresentou os programas Jornal de Esportes, Pique da Pan, Domingo Esporte, Plantão de Domingo e Terceiro Tempo.
1985 – Comandou por três anos a equipe esportiva da Rádio Cultura de Mogi Mirim dando emprego para doze profissionais entre narradores, comentaristas, repórteres, plantonistas e produtores. A equipe acompanhou o Mogi mirim E.C. no Campeonato Paulista de Futebol(Carrossel Caipira) e promoveu competições de Futsal com times da Cidade.
1986 – Escreveu uma coluna sobre futebol no jornal Folha de São Joaquim, de São Joaquim da Barra-SP editado para 15 municípios naquela região. Dois anos depois se transferiu para o jornal A Voz de São Joaquim da Barra onde permaneceu até 1994.
1991 – Atendendo a um convite do Superintendente do Grupo Diário do Povo Celso Fujita, começou a comandar um programa esportivo TELESPORTE na TV Brasil, emissora filiada ao SBT para 48 cidades na região de Campinas. Foi também editor chefe e diretor do TELESPORTE até 1994.
1992 – Foi diretor da Divisão de Eventos Esportivos do Grupo Diário do Povo ( Rádios-AM e FM, Jornal e emissora de TV. Nos dois anos que esteve à frente do departamento promoveu dez competições e gerou empregos para mais de cem profissionais.
1998/2001 – Foi colunista da Revista Interesportes falando sobre futebol. Esta Revista é editada em Campinas pela Editora Multiesportes e circula em 15 estados brasileiros
1991 – Início das atividades como empresário da comunicação. Fundou a CCP Central Campinas de Propaganda. A empresa foi responsável pela programação esportiva da Rádio Central-AM, emissora que no período que contou com a equipe de Carlos Batista tinha a maior audiência esportiva de todos os tempos. Produziu e apresentou o programa TELESPORTE da TV Brasil emissora retransmissora do SBT, e gerando quarenta empregos diretos e indiretos para profissionais de comunicação, contatos publicitários, administração. Motoristas e recepcionistas. O TELESPORTE tinha 400 mil telespectadores por minuto. À época era o único programa que tem o seu foco centrado na região de Campinas.
2002- Convidado pela Rede Bandeirantes de Campinas para comandar a programação esportiva do grupo, nas emissoras Rádio Bandeirantes AM- Campinas e TV Bandeirantes Regional.
Após vinte dias de estreia a programação esportiva da rádio Bandeirantes ultrapassou a concorrente na liderança de audiência, conforme pesquisa IBOPE de 05 à 18 de agosto de 2002. Em 2006 a Rádio Bandeirantes sozinha tinha mais audiência do que as concorrentes somadas ( pesquisa ibope, todos os públicos, todas as idades, ambos os sexos, programação esportiva )
Carlos Batista é apresentador de programas esportivos em TV com sinal aberto. Iniciou comandando o Esporte Total Regional da Band de segunda à sexta-feira das 12h30 ‘as 13h25 e para 82 municípios totalizando uma população de 5.321.753 habitantes. Em 2018 Carlos Batista comanda o Jogo Aberto Regional 12h30 ‘as 13h10 e para uma região de aproximadamente 7 milhões de pessoas.