Chances matemáticas de acesso do Guarani despencam após derrota para o Avaí

0
Foto: Letícia Martins/Guarani FC

por júlio nascimento

ESPEL ELEVADORES

O Guarani vive uma situação desesperada nesta reta final da Série B de 2018. Os comandados de Umberto Louzer veem sua probabilidade de acesso despencar rodada após rodada – já são três partidas sem vitória.

Após a derrota desse final de semana por 2 a 1 diante do Avaí, adversário direto, o Guarani viu suas chances de acesso caírem pela metade. Os números são do departamento de matemática especializado em futebol da Universidade Federal de Minas Gerais, além dos sites Chances de Gol e Infobola.

E as más notícias matemáticas não param por aí: o Guarani abriu uma desvantagem de cinco pontos para o CSA, quarto colocado, precisando de pelo menos duas rodadas para entrar no G4 – o que ainda não conseguiu por uma rodada completa.

De acordo com a UFMG, o Guarani tem 20% de chances de acesso para elite do futebol brasileiro. Esse percentual chegou a ser de 30% há duas rodadas. Já o site Infobola, que faz o cálculo das chances conforme o retrospecto das equipes e o mando de campo, coloca o Bugre com 10% de probabilidade de promoção à Série A. E, por fim, o site Chance de Gol calcula 25% de chances de acesso para a equipe de Umberto Louzer.

Em relação aos adversários, o cenário é de otimismo e os matemáticos apostam em poucas mudanças no G4 até o final da competição. O Fortaleza aumentou a distância para o quinto colocado e chegou a 99,8% de chances de acesso. O Goiás se mantém com 95,2%, o Avaí chegou a 58% e o CSA ainda tem 56%.

Comente com seu Facebook